sexta-feira, 18 de maio de 2012

Se a Moda Pegar! Vereadores de Cidade de Alagoas São Presos Por Corrupção


 Pelo menos oito dos dez vereadores do município de Rio Largo, localizado na Grande Maceió, foram presos no início da noite desta quinta-feira, 17, por policiais da Força Nacional de Segurança Pública, acusados de corrupção e desvio de dinheiro.
A prisão, realizada por determinação da 17ª Vara Criminal da Capital após denúncia do Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc) do Ministério Público Estadual, foi realizada no momento em que os políticos participavam de sessão ordinária na Câmara Municipal.
De acordo com a denúncia do Gecoc, o esquema envolveria a compra e venda de um terreno que pertencia a usina Utinga Leão. Ele funcionou da seguinte forma: a área, que tinha valor venal de R$ 25 milhões, era de interesse de um grupo de empresários liderado por Marcelo Lessa, já considerado foragido da Justiça. Todavia, por possuir muitos débitos, principalmente ligados à União, o terreno não fora comprado pelos interessados. A partir daí a Prefeitura teria entrado no crime. O Município adquiriu a área pelo valor de R$ 700 mil sob a justificativa de utilizá-la para fins de construção de um conjunto habitacional. O projeto de lei pedindo a autorização para a aquisição do terreno foi enviado à Câmara sob regime de urgência e aprovado no mesmo dia em que deu entrada no protocolo daquela Casa. 

Mas, as casas populares nunca foram construídas. Após comprar o terreno e, supostamente legalizar as suas dívidas, o Poder Executivo vendeu a área para os empresários interessados, já sem quaisquer pendências. Nesse esquema, segundo o Gecoc, políticos teriam recebido dinheiro por ter facilitado a tramitação do projeto em regime de urgência e aprovado-o, logo em seguida. 


Sete vereadores foram presos no momento em que participavam da sessão. Dois já são considerados foragidos pela justiça e um outro foi preso por último. 

Além dos parlamentares, já foram presos dois empresários, também um diretor da usina Utinga Leão, que teria participado da negociata e um topógrafo. O empresário Marcelo Lessa, que teria articulado todo o esquema, não foi localizado e já está na condição de foragido da Justiça, assim como outro empresário, cujo nome ainda não foi fornecido.


O Poder Legislativo Municipal de Rio Largo é composto pelos vereadores Aurízio Esperidião da Hora (PP), Cícero Inácio Branco (PMDB), Graça Calheiros (PMDB), Ionaide Cardoso (PMDB), Jean Móveis (PRP), Jefferson Alexandre (PP), Luiz Felhipe Malta Buyers, (PSB) Milton Pontes (PPS), Reinaldo Cavalcante (PP) e Thalez Luiz Peixoto Cavalcante (PSB). Além dos políticos, os policiais também cumprem mandados de prisão contra empresários e outras lideranças do município.
Gazeta Web

Nenhum comentário: