sexta-feira, 18 de maio de 2012

Saibam Tudo Sobre os 20 Clubes Que Irão Disputar o Brasileirão


Por Mauricio Santos / Daniel Freire
O Brasileirão 2012 marca o retorno de Náutico e Sport, após dois anos na Série B; Contudo ambos os Clubes chegam em baixa devido 
a um primeiro semestre de muitos erros e falta de Planejamento.

A equipe Alvirrubra larga um pouco na frete. Isto por que após eliminação no Estadual e Copa do Brasil, a equipe se remodelou, contratou novo técnico, está montando uma nova equipe e vem fazendo uma boa Intertemporada.
Enquanto que o Sport acabou de contratar seu treinador (Mancini), após queda de Mazola na derrota para o rival Santa Cruz que acarretou na perda do título de 2012 em pleno aniversário de 107 anos. Iniciando agora sua reorganização para o torneio, a dois dias da estréia. Vale ressaltar que a direção está rachada, inclusive Beltrão chegou a colocou o cargo a disposição do Presidente, Gustavo Dubeux, que o manteve.
O Nacional deste ano promete ser um dos maís difíceis dos últimos tempos… Com nada menos que 15 campeões brasileiros (Santos, São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo, Grêmio, Internacional, Atlético-MG, Cruzeiro, Coritiba, Sport e Bahia); Show de bola.
Enfim, o Blog Bolasemfreio trás um guia sobre o Brasileirão, de forma resumida sobre os 20 clubes disputantes. Confiram…
Santos (Tricampeão Paulista) – O que falar do elenco campeão da libertadores do ano passado, vice-campeão mundial, tricampeão paulista e que possui Neymar em excelente fase e Ganso como estrelas? Apenas uma palavra: CANDIDATISSÍMO! A equipe vem mantendo uma base de temporada para temporada. Tem o melhor elenco do Brasil. Com jogadores badalados e de seleção brasileira. A equipe ainda reforçou com Bernardo, ex-vasco e segue em busca de novos jogadores. Além de ter o melhor treinador do Brasil. O Campeoníssimo Muricy Ramalho.

Cotação: Disputa do Título
Fluminense (Campeão Carioca) – O clube carioca, hoje, ao lado do São Paulo e do Santos, tem o melhor elenco do Brasil. Conta com pelo menos dois times dos quais seus jogadores podem ser titulares em qualquer equipe do Brasil. Não há como não lhe colocar entre os favoritos desse ano, ainda mais agora com a boa fase que atravessa o meia Deco. Fora os belos gols do matador Fred. A equipe liberou algumas estrelas que estava onerando a folha como o Atacante Araújo, O meia Souza dentre outros, abrindo espaço para novos reforços que deixaram ainda mais forte a rica equipe patrocinada pela Unimed-Rio.

Cotação: Disputa do Título
São Paulo (Eliminado na semifinal do Paulista e participando da CB) – Um elenco muito forte, com boas opções em todos os setores. A eliminação no campeonato paulista e o conturbado afastamento de Paulo Miranda sacudiram o Morumbi que não entrou em ebulição graças ao prosseguimento na copa do Brasil, em jogos de muita dificuldade contra a Ponte Preta. A equipe foi uma das que melhor se reforçou na temporada trazendo destaques do Brasileirão do ano anterior como Cortês (lateral), Osvaldo (Ceará) dentre outros. O Tri-campeão mundial é e sempre será muito forte.

Cotação: Disputa do Título/ Libertadores
Corinthians (Eliminado na semifinal do Paulista e classificado para as quartas de final da libertadores) – Atual campeão manteve a quase totalidade do elenco campeão do ano passado e trouxe alguns destaques de clubes do brasileirão e da série B pra compor o grupo. Devemos lembrar que além de forte dentro de campo o Corinthians conta com a presença de seu ex-presidente como vice de futebol da CBF o que o coloca mais fortalecido politicamente. Fortíssimo candidato ao título. A equipe vem muito bem na libertadores e ainda promete reforçar sua equipe durante o nacional. Time equilibrado, com uma defesa sólida, a tempos não visto em gestões desastrosas de anos anteriores. Destaques da equipe Emerson, Alex e William.

Cotação: Disputa de Título
Palmeiras (Eliminado na semifinal / Segue na Copa do BR) – A equipe se fortaleceu pra esse ano com a reformulação feita em seu elenco. Jogadores como Barcos, Julinho (lateral Esquerdo ex-figueirense) e Daniel Carvalho, chegaram e deram conta do recado no inicio do campeonato Paulista, porém o time “degringolou” no final da competição estadual e o clima pra os lados do parque antártica ficou muito pesado. Como é uma equipe ainda em formação, deve oscilar um pouco ao longo do campeonato e é justamente essa oscilação que dirá onde o mesmo irá ficar, mas tem lenha pra queimar nesse brasileiro a começar pela capacidade de seu comandante.

Cotação: Libertadores / Sulamericana
Inter-RS (Campeão Gaúcho) – A eliminação na libertadores foi amenizada pela conquista do estadual. O Inter possui um elenco forte e experiente, como opções como: No ataque tem Damião, grande nome do campeonato do ano passado e Dagoberto que também foi muito bem. A volta de Oscar e de D´alessandro aliada também dá muita força ao meio da equipe. Tem como ponto fraco a defesa. Deve se reforçar e brigar pelo campeonato pela estrutura atual do clube hoje!

Cotação: Libertadores
Flamengo (Eliminado na libertadores e no Carioca) – Já não conta mais com Luxemburgo no comando, nem Thiago Neves (TN7) na criação de jogadas e nem com Willians na proteção de zaga, mas tem em Vagner Love, Ronaldinho e Adriano um trio que pode fazer a diferença no time do “papai Joel”.  A precoce eliminação nas competições do primeiro semestre deveriam ser aproveitadas para preparação da equipe para o brasileirão, porém suas estrelas entraram em “férias forçadas”, pouquíssimas contratações foram feitas e ainda houve muito barulho nos bastidores do clube que agora conta com o ex-atleta Zinho como superintendente de futebol. No elenco várias são as especulações em torno da não permanência de atletas chave como Ronaldinho Gaúcho e Léo Moura, além das saídas do Zagueiro David Braz e do Lateral Galhardo que foram incluídos na negociação com o Santos para a volta de Ibson, um dos poucos nomes especulados para reforçar a equipe. Pelo contexto atual, o prenúncio é de vida não fácil para o time da gávea na competição, mas em se tratando de flamengo, não temos como fazer um prognóstico, mas preciso.

Cotação: Sulamericana
Botafogo (Eliminado na libertadores e no Carioca) – O time da estrela solitária vem com a mesma base do ano passado reforçada do Felipe Menezes que vem encaixando bem na equipe e do Louco Abreu que vem jogando bem e marcando gols. O elenco alvinegro possui deficiências em alguns setores como as laterais principalmente após a saída de Cortês, mas já trouxe o Vítor Júnior (ex Corinthians) e deve fechar com Osvaldo (Ex-Ceará e São Paulo). vê-se potencial no elenco, principalmente do meio pra frente, mas o momento horroroso em que atravessa pode atrapalhar muito a equipe. Mas acredita-se que o time deva se acertar e brigar por uma vaga na libertadores.

Cotação: Sulamericana
Vasco (Eliminado no Carioca e classificado para as oitavas das libertadores) – A lua de mel com a torcida já não é mais a mesma do ano passado,assim como o elenco que já não conta com algumas boas peças como Bernardo e Elton, entre outros. O foco está totalmente voltado para a libertadores e o transcorrer da competição certamente afetará o vasco, positivamente (em caso de conquista, que acho improvável) ou negativamente (em caso de eliminação), e é difícil mensurar ou fazer qualquer estimativa das dimensões da mudanças que devem ocorrer. É esperar pra ver o impacto da sequência da libertadores e a rapidez e eficácia do planejamento do clube para o brasileirão desse ano. O Blog não aposta que o clube brigue pela a conquista do campeonato, entretanto se mantiver a base, principalmente Dedé, deverá brigar pela libertadores do ano que vem.

Cotação: Libertadores
Atlético-MG (Campeão Mineiro Invicto) – O time desse ano vem mostrando em campo, que é o melhor dos últimos 3 a 4 anos formados no clube e olhe que reforços de “peso” não faltaram nesse período, porém a manutenção da base criada no final do brasileiro do ano passado foi o fator que realmente fez a diferença positiva. Pierre aos poucos volta a ter a grande condição que tinha no palmeiras de 2008 e com a crescida dele o restante do time tbm cresceu. O presidente promete mais reforços para a série A, inclusive o uruguaio Diego Fórlan (Ex atlético de Madri e Inter de Milão) e se eles acrescentarem valor a boa equipe do técnico Cuca, o Blog acredita e muito numa campanha muito boa do time neste brasileiro.

Cotação: Libertadores/Sulamericana
Cruzeiro (Eliminado na semifinal do Mineiro) – “Uma equipe em formação e reestruturação” essa é a definição do cruzeiro 2012. O elenco conta com sua estrela maior “Montillo” que ainda não mostrou, nesse ano, o grande futebol dos dois anos anteriores mas que não deixa de ser um ótimo jogador. Nesse cenário vão aparecendo novos nomes como o do atacante Ancelmo Ramon que fez um ótimo campeonato mineiro e vem se consolidando no ataque da equipe celeste. Contando com a força do seu orçamento, deve se reforçar para o brasileiro mas pela falta de base não creio que estará “nas cabeças”, podendo até surpreender negativamente. A eliminação em casa par ao Atlético-PR (Série B) culminou com a queda do treinador que tetava-se segurar no cargo, levou alguns não, como o de Adilson Batista mas fechou com Celso Roth, que iniciará o brasileirão.

Cotação: Luta contra o Rebaixamento/Intermediário
Grêmio (Eliminado na semifinal do Gaúcho) – Foi a equipe que mais gastou no inicio do ano, porém com os maus resultados teve logo que trocar o recém contratado, na época, Caio Júnior pelo “ex-mengo” Luxemburgo. A troca surtiu efeito e a “família” “LUchatche” vem conseguindo, aos poucos, bons resultados, apesar da eliminação na semi do Gaúcho para o modesto time do Caxias. Pra o Blog, essa é uma equipe que pode surpreender nesse campeonato tanto positivamente, caso continue evoluindo, como negativamente pelo não entrosamento e perda de jogadores do quilate de Mário Fernandes e Fernando para o exterior. O destaque da equipe é o Atacante boliviano Moreno, bom e matador.

Cotação: Libertadores
Sport (Vice-campeão Pernambucano) – Entra na disputa com um técnico recém contratado (Wagner Mancini ex-Cruzeiro) e com uma equipe à reformular, indícios de más resultados pela frente. O time conta com alguns jogadores experientes e rodados nessa competição, casos de Marquinhos Paraná, Magrão, Hamilton, César, Bruno Aguiar, Ed Carlos, Jael, Moacir, entre outros e aposta em alguns jovens valores como os laterais Renê, Renato e o volante Naldinho, além do jovem atacante Juan. Com carências gritantes em alguns setores da equipe como a lateral esquerda, o meio ( principalmente com o desligamento da estrela e artilheiro do clube, Marcelinho Paraíba, que deixou a equipe para ir disputar a série B pelo Barueri de SP) e principalmente o ataque, o clube, segundo palavras de Gustavo Dubeaux, deverá se “reforçar” para a disputa do “principal objetivo do ano” e resta aos torcedores esperar que os novos contratados sejam de fato “reforços” e que o novo técnico consiga trazer de volta a confiança da torcida. Planejamento zero da equipe leonina. Neste momento o blog não apostaria uma ficha no time, contudo é preciso esperar o desenrolar dos acontecimentos para mensurar se há chances reais de permanência na elite do futebol nacional.

Cotação: Luta contra o rebaixamento
Náutico (Eliminado na semifinal do Pernambucano) – Junto ao “coirmão” pernambucano Sport completam o “G8″ dos times com menos recursos financeiros e onde se manter na primeira é o objetivo fundamental. O vice campeonato na série B do ano passado, a manutenção da base da equipe do ano anterior, o excelente início de campeonato pernambucano e o excelente trabalho desenvolvido pelo, na época, treinador Waldemar Lemos , davam a falsa impressão de que o clube teria um ano glorioso novamente, porem a não renovação do artilheiro Kieza, somada as contusões de jogadores fundamentais na equipe como Rogério, Cascata e Souza, enfraqueceram demais a equipe culminando numa sequência de sete jogos sem vitórias e a demissão do treinador, culminando na eliminação no estadual. Entretanto com a chegada de seu novo treinador Alexandre Galo, a equipe vem se “mexendo” nos bastidores e está fazendo uma reformulação no elenco que perdeu onze peças do estadual mas que por outro lado vem contratando jogadores com mais rodagem em série A como Lúcio (Ex-Grêmio), Alessandro (Ex-Botafogo), Martinez (Ex-Palmeiras e que estava no Japão há algum tempo), Araújo (Ex-Fluminense) e outras apostas como Clevérson do Avaí e o Garoto Breitner, meia revelação do Santos. Resta saber se a “química” dará certo e o clube conseguirá se manter mas que o elenco atual é bem mais forte que o do estadual não há dúvidas!

Cotação: Luta pelo Rebaixamento
Bahia (Campeão Baiano) – O Time do técnico Falcão é o dono do melhor ataque do Brasil no 1º semestre. O “bahêa” manteve uma boa base do ano passado e se reforçou, a meu ver, muito bem no início do ano trazendo jogadores como Moraes e a eterna promessa Ciro, entre outros. Certamente a melhor equipe do Nordeste hoje e se continuar contando com a excelente fase do atacante Souza deve surpreender no brasileiro, principalmente em seu início. A vitória frente ao rival, que vem jogando muito bem e a classificação as quartas-de-finais da Copa do Brasil, mostram que a equipe está no caminho certo.

Cotação: Sulamericana
Portuguesa (Rebaixada no Paulista e Eliminada nas oitavas da Copa do BR) – A equipe campeã brasileira da série B do ano passado, a “barcelusa”, começou o ano perdendo seus principais jogadores: Edno e Marco Antônio e a pouco ainda acabou de perdeu o volante Guilherme, sonho de consumo do Corinthians, ficando assim muito fragilizada, contudo nada que levasse o blog a crer que a equipe cairia para a uma 2ª divisão do estadual (o que terminou acontecendo). Para se manter na primeirona terá que rebolar um bocado. Na série A, o Blog entende que a Portuguesa é a “favorita a cair” dos time que briga pelo não rebaixamento. Com a contratação do Geninho (ex-treinador em atividade) além da permanência de alguns atletas favorecem que a Lusa regresse em 2013 a Série B. A salvação pode ser a possível parceria com o Corinthians, após negociação do volante. Onde o clube paulista cederia alguns atletas.

Cotação: Luta contra o Rebaixamento
Ponte Preta (Eliminada na Semifinal do Paulista e nas Oitavas da Copa do BR) -A equipe mostrou força no paulistão apesar da perda do artilheiro Ricardo de Jesus para a arqui rival Portuguesa. O meio campo, era liderado pelo Renato Cajá (que deixou a equipe após eliminação da Copa do Brasil frente ao São Paulo), consistia em um dos pontos fortes da equipe do bom técnico Gilson Kleina a qual brigará para se manter na elite em 2013. Caso perca mais das principais peças e continue se “reforçando” com jogadores como: Nádson, Nikão e Gustavo (Zagueiro) certamente estará fadada ao fracasso. Vale ressaltar que a equipe vinha jogando muito bem, encaixada e com um ótimo padrão de jogo. Contudo sabe-se que as vezes com a saída de alguns atletas-chave termina-se degringolando a rapadura. Se arrumar um substituto a altura do camisa 10, a Macaca fará uma boa participação no seu regresso a elite.

Cotação: Intermediário/ Luta contra o Rebaixamento
Coritiba (Tricampeão Paranaense) - O Coxa do promissor técnico Marcelo Oliveira vem aos poucos evoluindo o futebol apresentado. Era de se esperar a queda de rendimento após a perda de Rafinha (destaque do time ano passado), Léo Gago e algumas outras boas peças e isso foi confirmado nos primeiros jogos do ano, porém aos poucos o time vem melhorando as atuações e readquirindo seu bom padrão de jogo o que culminou com a conquista do estadual desse ano. Pelo elenco atual, acredita-se que fique na zona da marola e que não correrá riscos de rebaixamento pois é um clube que vem mantendo uma base e isso, no futebol, é sinônimo de bons frutos! A boa notícia corresponde ao Jovem Meia Everton Ribeiro, que voltou a jogar bola e pode ser fundamental para a equipe.

Cotação: Intermediário / Sulamericana
Figueirense (Vice-Campeão Catarinense) – A sensação do brasileirão do ano passado perdeu seu técnico Jorginho e o excelente atacante Wellington Nem e do Meia Elias (regressou para Goiás)entretanto a equipe mostrou força no Catarinense desse ano mesmo perdendo, de forma até injusta o campeonato estadual, onde conquistou os dois turnos e mesmo assim disputou as finais, sendo surpreendido pelo Rival Avaí. A briga será direta com a portuguesa, atlético-go, ponte-preta,e a dupla pernambucana Náutico e Sport. A direção promete reforçar a equipe visando realizar uma boa série a.

Intermediário/ Luta contra o Rebaixamento
Atlético (GO) (Vice campeão Goiano) – O time mantém uma boa base do time que fez excelente campanha no brasileiro do ano passado, segurando algum de seus pilares: como o Bida e ainda trazendo alguns bons reforços como o Williams (Ex-Avaí) e o retorno do meia Elias. Entretanto, a saída conturbada do treinador Hélio dos Anjos, da eliminação da Copa do Brasil e a perda do estadual mostra que a equipe tem de evoluir muito pra poder “competir” na série A! É a princípio um dos quatro com alta tendência de ser rebaixado nesse ano.

Cotação: Luta contra o Rebaixamento

Nenhum comentário: