quarta-feira, 30 de maio de 2012

Fórmula Truck e Pecuária - Semana de Agito em Goiânia


A cidade de Goiânia faz jus, na prática, a existência da cor verde na bandeira de seu Estado. Afinal, o que não falta nesse município é a diversidade de locais em que o paisagismo pincela sua identidade. Os parques municipais mostram que a arborização e a importância do urbanismo em Goiânia são o carro-chefe. 
 
E não é por menos. Recentemente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou um estudo comprovando que a cidade é a capital brasileira com os melhores índices de infraestrutura urbana do Brasil. Entre eles, o de iluminação pública (quase 100%) e de presença de meio-fio/guia (77%) e arborização (89,5%).


 
Continuando no quesito dos bons traçados, até mesmo o Autódromo Internacional de Goiânia conta com essa característica privilegiada. Pelo menos, esse elogio parte de boa parte dos pilotos, como Roberval Andrade, que já venceu três vezes (2001, 2002, 2008) nas pistas goianienses e do líder do Campeonato Brasileiro da Fórmula Truck da Temporada 2012, Beto Monteiro, que desde o ano passado, em entrevista ao site, já afirmava: “Ele [o traçado da pista] é bem diversificado. Tem vários estilos de curvas e bons pontos de ultrapassagens”.
 
Turismo
Com uma identidade sólida, os fãs da Truck encontram opções diversas, especialmente aos interessados por meio ambiente. Para a reportagem, fizemos uma sugestão de passeios para fazer durante os três dias da etapa, fora dos horários que coincidem com treinos livres, classificatórios e, é claro, a corrida. Confira:

SEXTA-FEIRA [1º JUNHO]
Hoje é o dia dos treinos livres da F-Truck. Portanto, são manhãs e começo de tarde propícios para visitar os Box das equipes e conhecer pilotos, caso você tenha optado pela credencial Paddock ou VIP. Se o seu caso for acompanhar a 4ª etapa da Truck somente com ingresso, no domingo, a cidade oferece opções interessantes e variadas. De manhã, os famosos parques são o cenário ideal para uma caminhada, como o Bosque dos Buritis e o símbolo da cidade, Monumento às Três Raças [foto].


- Palácio das Esmeraldas
Nos quase 90% de arborização presente na cidade, um local interessante de se conhecer é o Palácio das Esmeraldas, que nada mais é do que a sede oficial do governo do Estado.
Local: Praça Cívica Doutor Pedro Ludovico Teixeira.


- Museus
Gosta de arte? Se a resposta for positiva, Goiânia é a capital perfeita para o verdadeiro apreciador da arquitetura. Voltando um pouco para a Praça Cívica, é lá onde fica um dos museus mais importantes da cidade, o Museu Zoroastro Artiaga, um dos símbolos da arquitetura art-déco (movimento internacional de design que ficou conhecido pelo estilo eclético de suas formas).
Endereço: Praça Cívica, 13, Centro
Telefone: (62) 223-1763
Visita: De Terça a Sexta-feira - Das 9 às 17 horas
Sábados, Domingos e Feriados - Das 9 às 16 horas  
Para a criançada, um passeio pelo Museu de Ornitologia garante uma manhã descontraída e cultural para aprender sobre os animais típicos do Cerrado Brasileiro.
Endereço: Av. Pará, 395, Setor Campinas
Telefone: (062) 3824-1919/ 3233-5773
Visita : Dias úteis, sábados e domingos
Horário : 8h-17h30

- Estádio Serra Dourada
A noite é um presente para os fãs de esportes. A partida válida pela Série B do Campeonato Brasileiro de Futebol, Goiás X CRB, é uma oportunidade para conhecer o Serra Dourada – estádio administrado pelo governo do Estado de Goiás. O projeto do estádio de quatro mandantes (Goiás, Atlético-GO, Vila Nova e Goiânia) foi criado por Paulo Mendes da Rocha, arquiteto modernista consagrado. A partida será realizada às 21h. 
Endereço: Avenida “B”, s/nº – Estádio Serra Dourada – Ala Norte - Jardim Goiás. 
Informações: (62) 3201-6084

SÁBADO [2 JUNHO]
Após o treino qualificatório, junto com o Top Qualifying, o fã e turista terão a chance de visitar uma dos eventos mais importantes do agronegócio. Trata-se da 67ª Exposição Agropecuária do Estado de Goiás. Ainda que seja um evento mais voltado para os executivos e empresários do agronegócio, a Pecuária é um dos eventos importantes no calendário de badalação na cidade. Atrações musicais voltadas para o sertanejo, gênero mais tradicional do Estado, dão a graça da Exposição. O evento termina no domingo (3), mas nesse sábado (2) que antecede a corrida, a atração é a cantora Paula Fernandes [foto], um dos maiores fenômenos da nova onda sertaneja. Outras atrações programadas para o dia, como o basquete equestre, podem ser consultados no site http://www.pecuaria2012.sgpa.com.br - A entrada para a Exposição neste dia é de R$ 30,00. 
Endereço: Parque de Exposições da Nova Vila (R. Quinze - Setor Nova Vila - Goiânia , GO)
Informações: (62) 3269-6800.

- Feiras
Aos sábados (à tarde), também acontece as feiras Cora Coralina (para os apreciadores de doce) e a da Lua (especialmente para quem busca bijuterias e outros acessórios da moda). Site: http://www.feiradalua.net/
Endereço (Feira Cora Coralina): Rua do Lazer
Horário de Funcionamento: 8h-13h
Endereço (Feira da Lua): Praça Tamandaré, Goiânia, GO
Horário de Funcionamento: 15h-21h

DOMINGO [3 JUNHO]
“E aí está dada a largada para a 4ª etapa da Fórmula Truck, na cidade mais linda do Brasil”, diria Téo José, narrador oficial da categoria e natural da terra de traçados marcantes. Esse é o dia do fã da Fórmula Truck aproveitar o que tem de melhor no Autódromo Internacional de Goiânia: uma delas, evidente, a corrida, válida pelo Campeonato Brasileiro da Temporada 2012. Mas se ainda o alucinado por velocidade dos caminhões mais potentes do Brasil estiver disposto, ainda vão mais algumas sugestões: As indispensáveis feiras do final de tarde, como a do Doce, do Mel e da Natureza (cerca de 252 expositores de produtos gastronômicos regionais e artesanais). Com tantas sugestões para esse rápido guia, o turista fã da Truck pode dizer, exatamente como Téo José: “Não perde mais!”.
Horário: das 16:00 às 21:00 horas
Centro de Goiânia