quinta-feira, 31 de maio de 2012

Brasil Volta a Jogar Bem e Goleia os Estados Unidos



Neymar comanda a comemoração do primeiro gol (Foto: Jonathan Ernst/Reuters)
Thiago Correia


Estados Unidos x Brasil - Amistosos - Gol do Neymar (Foto: Jonathan Ernst/Reuters)Desde que Mano Menezes assumiu a Seleção Brasileira, esta pode ser a melhor sequência da equipe. Depois de uma boa vitória sobre a Dinamarca por 3 a 1, o time fez nova partida convincente e goleou os Estados Unidos por 4 a 1, na noite desta quarta-feira, em Washington (EUA). Neymar, Thiago Silva, Marcelo e Alexandre Pato, que ganhou nova chance, marcaram os gols. Gomez descontou para os americanos.
Mano Menezes deve ter aproveitado todo o tempo que teve nos últimos dias para falar aos jogadores da zona ofensiva duas de suas principais ideias para a Seleção: "Marquem bastante a saída de bola" e "movimentem-se, não se sintam presos em suas posições iniciais". E parece que cada vez mais eles aprenderam isso.
PRIMEIRO TEMPO
Tanto que o primeiro gol saiu assim. O jogo estava quieto nos primeiros minutos. A única jogada de ataque tinha saído após drible de Hulk e cruzamento para Damião, cortado pela defesa. Então Oscar resolveu pressionar, o que já tinha feito bastante contra a Dinamarca.
   
Neymar vibra (Foto:Jason Reed/Reuters)
 
O apoiador desarmou na intermediária e encontrou Leandro Damião, seu companheiro no Internacional. O centroavante arriscou e a bola explodiu no braço de Onyewu. O juiz achou que foi pênalti e marcou. Na cobrança, Neymar deslocou Howard e abriu o placar para a Seleção.
O gol fez com que os americanos acordassem. Tentaram ir ao ataque e tiveram uma boa finalização em cobrança de falta de Gomez, jogador mais perigoso da equipe, ao lado do insinuante Donovan. Mas parecia que eles não tinham despertado de vez e que estávamos no "modo soneca".
Tanto que o incansável Oscar fez mais uma grande jogada. Recebeu na intermediária, matou no peito e viu Damião disparar. O atacante chutou em cima de Howard. Pouco depois, Hulk teve boa chance, mas em vez de encher o pé ao seu estilo, tentou achar alguém na área e ganhou o escanteio. Na cobrança, o segundo gol. Neymar cruzou, Thiago Silva se antecipou e nem precisou subir para completar para o gol.
Nos minutos seguintes, o Brasil colocou o pé no freio, e os americanos sentiram. O Brasil teve uma boa chance com Damião, que desarmou no meio, lembrando dos ensinamentos de Mano, e arrancou, mas não achou Neymar. Até que os volantes dos Estados Unidos saíram para o jogo.
E veio o gol. Bradley achou o bom lateral Johnson entrando na área. Ele centrou para Gomez, que se aproveitou de desvio em Thiago Silva para empurrar para o gol.
  
 EUA fez um (Foto:Jason Reed/Reuters)
SEGUNDO TEMPO
Na volta do intervalo, os jogadores colocaram em prática outra vez aquilo que Mano Menezes tanto pede: movimentação. Os atacantes abertos mexeram-se, e o terceiro gol saiu assim. Marcelo começou a jogada e achou Hulk. O "Incrível" passou para Neymar, que devolveu para o lateral-esquerdo marcar.
Com 3 a 1 no marcado, Klinsmann olhou para o banco e viu o ídolo americano Dempsey, que começou no banco por não ter ainda condições perfeitas de jogo. E a partida esquentou um pouco.
Jones fez falta dura em cima de Neymar e recebeu o amarelo. Marcelo chutou a bola desnecessariamente em cima de Cherundolo, que estava caído, e também viu o cartão. Era tudo que os americanos queriam.
Fizeram até uma bela jogada. Outra vez com Johnson, o melhor do time no jogo. Deu grande drible em Thiago Silva, cruzou para Gomez, que cabeceou para o meio, e Dempsey completou. Bola salva por Romulo.
Foi a vez de tocar o despertador do Brasil. Pato já estava em campo e mandou na trave, após tabela de Neymar com Oscar. Marcelo era o mais ativo. Em uma de suas arrancadas, Oscar deu bom chute de longe.
E em seguida Rafael enfim mostrou serviço. Fez duas grandes defesas em chutes fortes e de perto. Primeiro de Gomez, e o rebote com Boyd. Algum tempo depois, outra boa defesa, bola na trave de Onyewu.
Mas foi o Brasil que voltou a marcar. Marcelo cruzou, Alexandre Pato dominou e chutou com calma e força para poder chamar a vitória de goleada.
Pato fechou o placar da goleada brasileira Pato (Foto: Jason Reed/Reuters)

FICHA TÉCNICA
ESTADOS UNIDOS 1x4 BRASIL

Estádio: FedEx Field Stadium, em Washington D.C. (EUA)
Data-Hora: 30/5/2012 - 21h07 (de Brasília)
Árbitro: Jeffrey Calderón
Cartões amarelos: Torres (12'/1ºT), Oscar (19'/1ºT), Marcelo (15'/2ºT)
Cartões vermelhos: -

GOLS: Neymar, 11'/1ºT (0-1); Thiago Silva, 25'/1ºT (0-2); Gomez, 44'/1ºT (1-2); Marcelo, 6'/2ºT (1-3); Alexandre Pato, 42'/2ºT (1-4)
ESTADOS UNIDOS: Howard, Cherundolo (Parkhust, 27'/2ºT), Onyewu, Bocanegra e Johnson (Castillo, 34'/2ºT); Edu (Boyd, 27'/2ºT), Bradley, Jones (Beckerman, 34'/2ºT) e Donovan; Gomez e Torres (Dempsey, 10'/2ºT). Técnico: Jürgen Klinsmann
BRASIL: Rafael Cabral, Danilo, Thiago Silva, Juan e Marcelo (Alex Sandro, 44'/2ºT) ; Sandro, Romulo e Oscar (Giuliano, 44'/2ºT); Hulk (Casemiro, 36'/2ºT), Neymar (Lucas, 38'/2ºT) e Leandro Damião (Alexandre Pato, 19'/2ºT). Técnico: Mano Menezes


Lancenet

Nenhum comentário: