quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Frio de 50° negativo na Rússia mata dezenas na Europa


Dezenas de vítimas mortais devido ao frio da Rússia estão a ser contabilizadas em diversos países da Europa. Polónia, Ucrânia, Roménia, República Checa, Sérvia e Bulgária já contam os mortos, enquanto outros países se preparam para o fenómeno meteorológico de descida de temperaturas, que também vai atingir Portugal.
São dezenas de mortos já confirmados, em diversos países, vítimas da vaga de frio proveniente da Rússia, que está a assolar o continente europeu. Há mais de 10 vítimas na Polónia, região que registou uma repentina quebra de temperaturas, que atingiram os 26 negativos. Na Ucrânia contam-se já 20 mortos.
Além das perdas humanas, saliente-se o elevado número de pessoas que tiveram de ser tratadas, devido a casos de hipotermia. Na Sibério, os termómetros desceram aos 50   graus negativos, o que não é normal, mesmo numa região habituada a baixas temperaturas.
O frio originário do nordeste russo espalhou morte nos países europeus situados mais a norte. Noutros, a neve, visitante raro, apareceu. Na Turquia, verificou-se um raro nevão, com cerca de 20 centímetros de neve em Istambul, fenómeno que não se verificava há mais de três décadas.
Portugal também vai sofrer esta vaga, mas não nas mesmas proporções. Este frio de ranger os dentes deve-se a “uma massa de ar fria transportada na circulação de um anticiclone situado no Norte da Europa”, como refere o comunicado do Centro de Previsão do Instituto de Meteorologia.
É na mesma nota que vem referida a “descida significativa dos valores da temperatura do ar na ordem dos seis graus” centígrados a partir do dia 3, a próxima sexta-feira. O frio vai permanecer em território nacional (excetuando as ilhas) até ao 7 de janeiro, dia a partir do qual é esperada “uma subida gradual dos valores da temperatura”.
A população deve ter cuidados, especialmente os grupos de risco: idosos e pessoas com doenças respiratórias. As situações de frio extremo são perigosas para a saúde. As temperaturas só deverão voltar a subir a partir do dia 7, terça-feira.


Nenhum comentário: