sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Federação Pernambucana pede suspensão de jogador que não foi expulso por jogada violenta



A Federação Pernambucana de Futebol (FPF), através desta nota, esclarece as medidas tomadas, hoje, em relação ao ocorrido na última quarta-feira 25.A Direção da FPF, reunida esta manhã, antecipou a análise da arbitragem da última partida da quarta rodada do campeonato Pernambucano Coca-Cola 2012, que aconteceria esta tarde. Durante o encontro, foi decidido que a Federação tomaria três providências relacionadas ao jogo Náutico x América. A primeira delas será a devolução do árbitro Cláudio Mercante ao SAFEPE (Sindicato dos Árbitros de Futebol Profissional do Estado de Pernambuco), para que ele passe por um período de reciclagem durante o campeonato estadual. Mercante será disponibilizado pelo sindicato para retornar à arbitragem em jogos nacionais.
A FPF decidiu ingressar com uma representação junto ao Tribunal de Justiça Desportiva de Pernambucano (TJD-PE) pedindo a suspensão do jogador Maneco, do América, pelo mesmo período de recuperação do atleta atingido no lance de jogo brusco grave, por entender se tratar de hipótese de dolo eventual. O atleta assume o risco da lesão no adversário, na medida em que não mede consequencias e usa de força excessiva passível de ocasionar contusão grave em terceiros, ainda que não tenha tido a intenção dolosa de lesionar o oponente.
A Federação também decidiu ajuizar representação contra o treinador Waldemar Lemos, do Clube Náutico Capibaribe, em razão de suas declarações, após a partida, tidas como infundadas, inconsequentes e ofensivas. Apesar do treinador ser reconhecido como uma pessoa ponderada e sensata, não afeita a explosões temperamentais, a necessidade de conduta profissional se sobrepõe a qualquer sentimento de dor e solidariedade do treinador para com seu atleta – que possa justificar tais declarações.

Nenhum comentário: