quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Arbitragem do Pernambuco é uma Vergonha para o Brasil


POSTED BY DANNJINHO

Não é de hoje que a Arbitragem Pernambucana vem enfrentando muita pressão no campeonato local. É uma crise que persiste a algumas temporadas, embora a FPF tenha tentado por diversas vezes sanar tais problemas com erros de arbitragem, com reciclagem, afastamentos (para preservá-los) e até importação de árbitros, a coisa parece não ter jeito.
O único time que até agora não pode reclamar muito da arbitragem nesta temporada vem sendo o atual campeão, o Santa Cruz, que estranhamente lidera o Ranking de Pênaltis a Favor e expulsões de adversários. Coincidentemente com a Chegada de Murilo Galvão (Diretor da FPF). Como foi levantado pelo nobre colega Cássio Zirpoli em seu Blog.
Claro que o Santa não venceu apenas por esses fatos e sim porque vem evoluindo bastante em seu futebol, contudo vale-se frisar devido os inúmeros erros que vem sendo cometidos na edição de 2012 do Pernambucano.
O Araripina com Mirandinha foi o primeiro a manifestar indignação sobre um pênalti muito duvidoso contra o Central.
Na partida de segunda-feira(23) entre Sport x Petrolina, além de várias inversões de faltas, tivemos a expulsão esdrúxula do Ala-direito Tiaguinho, que sofreu a falta, foi chutado e foi expulso juntamente com o jogador do Petrolina de forma absurda. Sport fez reclamação formal e o Resultado foi Gilberto Castro Júnior já indo para a reciclagem, novo nome dado para a famosa Geladeira (ditado foi para a geladeira, está sendo guardado lá).
Até agora, 2 árbitros já foram para a tal reciclagem (Emerson Sobral e Gilberto Castro Júnior e certamente Cláudio Mercante), 3 punições com apenas 4 rodadas de um total de 22. Quase média de 1 por rodada (0,75 p/rodada). Imaginem se continuar nesse ritmo poderá terminar a temporada sem nenhum ativo.
E Hoje tivemos mais um erro técnico gravíssimo na partida entre Náutico e America, com Mercante no Apito. Que resultou numa Lesão Gravíssima de um jovem Atleta, por não coibir o anti-jogo.

Cláudio Luciano Mercante Pessôa Júnior, mais conhecido como Cláudio Mercante (Recife, 19 de fevereiro de 1976) é 

um árbitro de futebol de Pernambuco e faz parte do quadro de árbitros da Confederação Brasileira de Futebol.
Histórico: Árbitro com 15 anos de careira formou-se pela Federação Pernambucana, em 1995. Ingressou na CBF em 1998 e foi promovido a ASP-FIFA, em 2008. No período abrangido (2007 a 2010) atuou em 55 jogos, sendo 7 na Copa do Brasil, 20 na Série A, 22 na Série B e 6 na Série C. Árbitro discreto que, também, necessitava firmar-se nacionalmente.
Considerado como Melhor árbitro do estado por seis anos consecutivos… Cláudio Mercante teve uma Carreira até meteórica (Nacionalmente), com os bons jogos no Brasileiro 2009, iniciou o campeonato local bem daquele ano, sendo até considerado como melhordo estado no ano seguinte, no troféu Lance Final, da TV Globo Nordeste.
Entretanto desde a Final do Campeonato Pernambucano e 2010 que o Promissor Árbitro iniciou uma má fase sem precedentes. Se fosse um jogador estaria em plena queda livre.
Na Temporada 2011, o Arbitro foi extremamente criticado na partida inaugural do certame pela diretoria do America-PE e pelo Presidente da FPF da época (Carlos Alberto) por ter interferido diretamente no resultado da partida quando validou um gol, oriundo de uma falta que Bala bateu com a bola rolando e fora do local de origem (resultando em gol) e da anulação de um gol legítimo marcado pelo Mequinha. A Partida terminou 1×0.
Voltando da punição, arbitro foi prestigiado e apitou a primeira partida da final entre Sport x Santa na Ilha. Novamente se envolveu em uma grande polêmica, quando errou de forma Bisonha em não expulsão de um jogador do time tricolor (O Zagueiro Thiago Mathias) com menos de 1 minuto de jogo (e não expulsa-lo novamente em lance de amarelo, sendo o segundo), partida esta vencida pelo tricolor por 2×0.
Muitas críticas e até ameaça de morte (pelo facebook) foi recebida pelo mesmo da torcida leonina.
Claudio Mercante agora todo jogo que apita tem confusão! No final do ano passado quase apanhou em GOIANA e deu um rolo desgraçado!
Emocionalmente ele não está bem. A FPF agora está com um ABACAXI do tamanho do Brasil para resolver. Arbitragem local QUEIMADA. Confiram o que falou o Presidente Paulo Wanderley após jogo “Não sei como vai ficar a arbitragem do campeonato depois dessa”…
Uma pena, pois enfraquece o Status da competição. Se o Arbitro mais regular de Pernambuco (nos últimos anos) encontra-se neste baixo nível técnico, imaginem os demais.
Espero que a FPF consiga contornar isso tudo e que o campeonato volte a ser o foco das atenções, e não a arbitragem.
Com informações de W. Araújo, Cassio Zirpoli, Globo.com, JC e Sportnet / Twitter

Nenhum comentário: