sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Nasa monitoriza asteróide que se aproxima da Terra


A Nasa monitoriza de perto o asteróide 2005 YU55 que se aproxima da Terra e, na próxima terça-feira (8), deve passar a uma distância inferior à da Lua. No entanto, segundo a agência espacial americana, não há risco de colisão com o planeta.
O asteróide tem 400 metros de diâmetro, equivalente ao comprimento de um porta-aviões. Segundo cálculos da Nasa, deve passar a uma distância mínima de 324 mil quilómetros, menos que a distância da Lua, que fica a cerca de 384 mil quilómetros da Terra.
As antenas do centro de vigilância do espaço profundo da Nasa situado em Goldstone (Califórnia) vigiarão a partir desta sexta-feira a trajectória do asteróide, que, segundo os especialistas, está bem definida.
O potente radar do observatório de Arecibo, situado em Porto Rico, unir-se-á à equipa de vigilância no próximo dia 8, quando se estima que o asteróide chegue ao ponto mais próximo da Terra.
Os cientistas já advertiram que a influência gravitacional do asteróide não terá nenhum efeito detectável na Terra, como marés ou movimentos nas placas tectónicas. Embora este asteróide costume realizar uma trajetória que o faz aproximar-se periodicamente da Terra, bem como de Vénus e Marte, o encontro deste ano será o mais próximo dos últimos 200 anos. 

Nenhum comentário: